O globo vesical (bexigoma) é uma condição caracterizada pelo aumento do volume da bexiga devido à retenção de urina.
Essa condição ocorre quando a bexiga não consegue esvaziar por completo a urina, seja por questões que impedem a contração efetiva, pela obstrução do fluxo de urina causado pelo aumento do tamanho normal da próstata, fechamento do canal da uretra ou até mesmo o uso de certos medicamentos que afetam a contração da bexiga.
Essa condição pode desencadear em episódios dolorosos e inconvenientes. Com isso, nos casos em que o tratamento é deixado de lado, o problema pode evoluir para quadros mais graves, lesionando outros órgãos, como os rins.
Por essa razão, é fundamental encontrar formas de tratamento de qualidade.
Causas
Uma razão frequentemente associada a obstruções no trato urinário é a presença de pedras, contudo, outras causas de bexigoma que podem impedir o esvaziamento completo bexiga são:
- Constrição/estenose da uretra;
- Inflamação da uretra e próstata;
- Uso de medicamentos, como anti-histamínicos, relaxante musculares, antipsicóticos ou antidepressivos;
- Alterações neurológicas, como AVC, lesões na medula espinhal e esclerose múltipla;
- Infecção urinária;
- Após cirurgia do trato urinário;
- Câncer na próstata;
- Fimose;
- Hiperplasia benigna da próstata.
Sintomas
Os sintomas se caracterizam por jato de urina fraco e entrecortado, esforço para desencadear a micção (iniciar o jato de urina), hesitação e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Alguns sintomas irritativos com urgência, dor a micção e frequência urinária aumentada também podem ocorrer.
Complicações
Quando não tratada adequadamente, o bexigoma pode ocasionar diversas consequências mais sérias. As principais são:
- Infecções urinárias;
- Danos na bexiga;
- Cálculos na bexiga;
- Lesão renal aguda;
- Doença renal crônica;
- Entre outros problemas.
Bexigoma tem cura?
Sim, o bexigoma tem cura. A propósito, essa condição é fácil de diagnosticar, pois ela é caracterizada pela incapacidade de urinar por completo. Portanto, ao realizar o tratamento corretamente, o paciente pode voltar a ter uma melhor qualidade de vida e ter sua função miccional restaurada por inteira.
Bexigoma: tratamento mais frequente
O tratamento para bexigoma deve ser recomendado por um especialista.
Entretanto, na maioria dos casos, é indicado a colocação de uma sonda na bexiga para realizar a eliminação da urina acumulada e aliviar os sintomas do momento. Em seguida, é aconselhado tratar a causa do problema de retenção, que pode ser ocasionada por diversos motivos.
Nas situações em que a retenção urinária seja crônica, o enfermeiro pode inserir uma sonda na bexiga, removendo o agente causador da obstrução, e o médico pode também receitar antibióticos, caso seja uma infecção, ou remédios que têm como função relaxar a musculatura lisa da próstata e da uretra.
Se esse tratamento não for eficaz no alívio dos sintomas, pode ser que seja preciso realizar uma intervenção cirúrgica.
Referência:
Você precisa fazer login para comentar.