Elas estão conectadas entre si, por um feixe de filamentos nervosos denominado: corpo caloso.
Os Hemisférios cerebrais chamam-se respectivamente: Hemisfério Esquerdo e Hemisfério Direito.
Cada hemisfério é especializado para algumas tarefas específicas.
Eles se comunicam entre si através de um feixe que tem entre 200 e 250 milhões de fibras nervosas chamado de “corpo caloso”.
O corpo caloso tem como uma das principais funções, permitir a comunicação entre os dois hemisférios, transmitindo a memória e o aprendizado.
O sistema nervoso humano está conectado com o cérebro mediante uma comunicação cruzada.
De acordo com este critério, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, e o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Em função deste cruzamento das vias nervosas, a mão esquerda está conectada ao hemisfério direito, e a mão esquerda ao hemisfério direito. Os cientistas já sabem há muito tempo que o lado direito do cérebro controla do lado esquerdo do corpo e vice-versa, ou seja, é um arranjo que os neurocientistas chamam de contralateral.
Assim, uma lesão de um lado do cérebro, normalmente vai afetar os movimentos e o sentidos do lado oposto do corpo.
O francês Dr. Marc Dax em 1836 foi o primeiro a sugerir que os hemisférios teriam funções diferentes. Observou pacientes com derrame cerebral. Quando a lesão era no hemisfério esquerdo, o paciente ficava com o corpo paralisado do lado direito e sem fala. Posteriormente esses fatos foram confirmados pelo famoso cientista francês Pierre Broca, que descobriu que o centro motor de comando da linguagem falada encontra-se apenas no hemisfério esquerdo. Uma lesão nessa área torna a pessoa total ou parcialmente afásica, isto é, sem a capacidade de enunciar a voz, sem entretanto alterar outras funções relacionadas linguagem.
Posteriormente descobriuse também que outras áreas relacionadas percepção da fala, escrita, etc., também são lateralizadas.
Por muito tempo muitos filósofos e cientistas afirmam que o hemisfério esquerdo é relacionado ao raciocínio lógico e à linguagem (logos=palavra) e que esse hemisfério seria o dominante ou principal e o direito, na época, com suas funções desconhecidas foi chamado de hemisfério secundário ou subordinado.
Os hemisférios são parecidos na forma externa, porém, possuem funções diferenciadas, o hemisfério esquerdo manifesta-se através do raciocínio e se expressa através da linguagem oral, e o hemisfério direito, o faz através da emoção e se expressa apenas através da linguagem visual (imagem, desenho).
Qualquer canhoto poderá ser tão bom com a sua esquerda como um destro com a sua direita, pois ambos tem igual equipamento neurológico. Se há canhotos que tem dificuldades de um adestramento à esquerda é apenas porque tem que se adaptar a um contexto organizado para os direitos. Isso por muitas vezes, faz com que os canhotos adquiram aptidões com ambas as mãos.
Os maiores problemas dos canhotos residem nas suas dificuldades de adaptação à aquelas técnicas que são especificamente de um mundo de direitos; dificuldades de adaptação a certos utensílios e a situações escolares que requerem procedimentos da esquerda para a direita ( como por exemplo, a leitura e a escrita ).
As diferenças dos hemisférios
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Verbal: Usa palavra para manobrar, descrever e definir.
HEMISFÉRIO DIREITO
Não verbal: Tem conhecimento das coisas, através de uma relação não verbal.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Analítico: Soluciona as coisas passo a passo e parte por parte.
HEMISFÉRIO DIREITO
Sintético: Une as coisas para formar todos os conjuntos.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Simbólico: Usa um símbolo para representar algo.
HEMISFÉRIO DIREITO
Concreto: Relaciona-se com as coisas tal com são e no momento presente.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Abstrato: Toma um pequeno fragmento de informação e usa-o para representar o todo.
HEMISFÉRIO DIREITO
Analógico: Observa semelhança entre as coisas, compreende as relações metafóricas.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Temporal: Leva em conta o tempo e a ordem das coisas em sucessão.
HEMISFÉRIO DIREITO
Atemporal: Não tem sentido de tempo.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Racional: Extrai conclusões baseadas nas razões e nos dados.
HEMISFÉRIO DIREITO
Não racional: Não necessita basear-se na razão nem nos danos.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Não Espacial: Não vê as relações entre uma coisa e outra, e como as partes se unem para formar um todo.
HEMISFÉRIO DIREITO
Espacial: Vê as relações entre uma coisa e outra, e a maneira como as partes unem-se para formar um todo.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Lógico: Extrai conclusões baseando-se na lógica, tudo segue uma ordem lógica, como por exemplo um teorema matemático e um argumento bem exposto.
HEMISFÉRIO DIREITO
Intuitivo: Baseia-se em dados incompletos, sensações e imagens.
HEMISFÉRIO ESQUERDO
Linear: Pensa em função de idéias encadeadas, de modo que um pensamento sucede o outro.
HEMISFÉRIO DIREITO
Holista
Observa a totalidade das coisas de uma só vez, percebe as formas e estruturas em conjunto
O lado esquerdo do cérebro interpreta literalmente as frases ditas
O lado direito percebe a intenção oculta
Por ser racional, “pé no chão”, o lado esquerdo não se aventura a criar , inventar e sonhar
O lado direito solta a imaginação e assume ser livre.
UM MAIOR E MAIS EQÜITATIVO APROVEITAMENTO DAS FUNÇÕES DOS DOIS HEMISFÉRIOS, LEVA O INDIVÍDUO A SER MAIS IMAGINATIVO, MAIS CAPAZ DE RESOLVER QUESTÕES DIFÍCEIS DO SEU DIA-A-DIA.
Hemisférios Cerebrais
Quantos cérebros você tem? Um ou dois?
A resposta é bastante simples: Você tem somente um cérebro. Porém, este cérebro está dividido no meio em dois hemisférios cerebrais. Cada hemisfério é especializado para algumas tarefas específicas.
Eles se comunicam entre si através de um feixe que tem entre 200 e 250 milhões de fibras nervosas chamado de “corpo caloso” (Há também um outro feixe menor, chamado de comissura anterior que liga dos dois hemisférios).
Você é destro ou canhoto? Como você já deve ter percebido, a maioria das pessoas (cerca de 90% da população) é destra, ou seja preferem utilizar a mão direita. Uma outra denominação que pode ser utilizada é que estas pessoas tem a mão direita dominante. Outras pessoas são canhotas, ou sem a mão esquerda dominante. Uma pequena parcela da população não tem preferência por nenhuma das mãos, sendo chamados de ambidestros. Embora pouca gente saiba, a maioria das pessoas também tem um olho e um ouvido que é dominante.
Exatamente porque as pessoas tem a preferência por utilizar uma mão sobre a outra ainda é um mistério.
Os cientistas já sabem há muito tempo que o lado direito do cérebro controla do lado esquerdo do corpo e vice-versa, ou seja, é um arranjo que os neurocientistas chamam de contralateral.
Assim, uma lesão de um lado do cérebro, normalmente vai afetar os movimentos e o sentidos do lado oposto do corpo.
Em 95% dos destros, o lado esquerdo do corpo também é dominante para a linguagem. Até mesmo entre os canhotos, a taxa de dominância do hemisfério esquerdo para linguagem é de cerca de 65%. Nas décadas de 1860 e 1870, dois neurocientistas, (Paul Broca e Karl Wernicke) observaram que quando algumas pessoas tinham uma lesão em duas áreas do hemisfério esquerdo, eles desenvolviam problemas de linguagem como sequela.
Eles também notaram que pessoas que tinham lesões nas mesmas áreas do lado direito, não desenvolviam problemas de linguagem. Estas áreas ficaram conhecidas como área de Broca e Área de Wernicke em homenagem aos descobridores. A área de Broca tem importância para a produção de linguagem e a de Wernicke para o entendimento da linguagem.
Hemisférios Cerebrais
Hemisfério Esquerdo
Linguagem
Matemática
Lógica
Dominância Cerebral
Cada hemisfério do cérebro é dominante para alguns comportamentos.
Por exemplo: aparentemente o hemisfério direito é dominante para habilidades espaciais, reconhecimento de faces, visualização mental e música.
O lado esquerdo é mais especializado em habilidades de linguagem, matemática e lógica. Claro que estas são generalizações e em pessoas normais, os dois lados trabalham em conjunto trocando informações através do corpo caloso.
Muito do que sabemos sobre as especializações dos hemisférios cerebrais vem de experiências em pessoas que passaram por uma cirurgia, onde o corpo caloso era cortado.
Estas cirurgias eram realizadas com o objetivo de se tratar pessoas que sofriam de epilepsia e que não estavam obtendo resultados com o uso de remédios. Esta cirurgia, evitava que uma crise epilética em um dos hemisférios chegasse ao outro, permitindo que o paciente se mantivesse mais produtivo.
Hemisfério Direito
Habilidades espaciais
Reconhecimento de faces
Visualização mental
Música
Uma outra forma de testar o hemisfério responsável pela linguagem é através da estimulação elétrica do córtex cerebral durante a cirurgia. O cirurgião pode colocar um eletrodo um várias áreas do córtex em um paciente consciente.
O paciente vai informando o cirurgião sobre o que ele está sentindo ou pensando conforme o cérebro vai sendo estimulado. Quando o cirurgião estimular certas regiões do hemisfério reponsável pelo linguagem, distúrbios de linguagem e vocalizações não intencionais podem ser produzidas pelo paciente.
A colocação de eletrodos no cérebro não dói pois o cérebro não possui receptores para a dor (nocireceptores).
Fonte: br.geocities.com
Hemisférios Cerebrais
UMA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo |
Hemisfério direito |
---|---|
Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir; | Não-verbal: percepção das coisas com uma relação mínima com palavras; |
Analítico: decifra as coisas de maneira seqüencial e por partes; | Sintético: unir coisas para formar totalidades; |
Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa. Por exemplo o sinal + representa a soma; | Relaciona as coisas tais como estão nesse momento; |
Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto; | Analógico: encontra um símil entre diferentes ordens; compreensão das relações metefóficas; |
Temporal: se mantem uma noção de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer uma coisa e logo outra, etc.; | Atemporal: sem sentido de tempo; |
Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados; | Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais; aceita a suspensão do juízo; |
Digital: utiliza números; | Espacial: ver as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo; |
Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica. Por exemplo: um teorema matemático ou uma argumentação; | Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento, em geral sob padrões incompletos, intuições, sentimentos e imagens visuais; |
Linear: pensar em termos vinculados a ideias, um pensamento que segue o outro e que em geral convergem em uma conclusão; | Holístico: perceber al mesmo tempo, concebendo padrões gerais e as estruturas que muitas vezes levam a conclusões divergentes. |
HABILIDADES ASSOCIADAS À ESPECIALIZAÇÃO DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo |
Hemisfério direito |
---|---|
Escrita à mão |
|
Símbolos |
Relações espaciais |
Linguagem |
Figuras e padrões |
Leitura |
Computação matemática |
Fonética |
Sensibilidade a cores |
Localização de fatos e detalhes |
Canto e música |
Conversação e recitação |
Expressão artística |
Seguimento de instruções |
Criatividade |
Escuta |
Visualização |
Associação auditiva |
Sentimentos e emoções |
MANEIRAS DE CONSCIÊNCIA DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo |
Hemisfério direito |
---|---|
Lógico |
Intuitivo |
Seqüencial |
Azaroso |
Linear |
Holístico |
Simbólico |
Concreto |
Baseado na realidade |
Orientado à fantasia |
Verbal |
Não-verbal |
Temporal |
Atemporal |
Abstrato |
Analógico |
Muito interessante!! Você poderia indicar bibliografia? Obrigado.