Dicas

Coren-SP Lança Campanha “ENFERMAGEM ALÉM DOS APLAUSOS”

A pandemia da covid-19 mostrou ao mundo o protagonismo da enfermagem na assistência à população.

Durante semanas, a população homenageou a profissão com músicas, imagens, vídeos, depoimentos, além de diversas sessões de aplausos, nas janelas, nas instituições de saúde, na televisão, em posts na internet.

Todas as manifestações são válidas e motivadoras, mas infelizmente não são suficientes para melhorar as condições de trabalho da maior categoria profissional da saúde brasileira.

É preciso mais.

É preciso que a enfermagem tenha uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, como a OMS recomenda, para não sofrer com a sobrecarga de trabalho e com mais de um vínculo de emprego.

É preciso que a enfermagem tenha um piso salarial em todo o país, para não se desdobrar em mais de um emprego nem se preocupar se terá as condições financeiras mínimas todos os meses.

É preciso que a enfermagem tenha uma aposentadoria especial, para que toda sua vida dedicada à saúde da população seja devidamente reconhecida.

É preciso que a enfermagem não sofra com a violência, porque nenhuma agressão é justificada e violência não faz a fila do atendimento andar mais rápido.

É preciso que a enfermagem não adoeça mentalmente, porque só uma mente saudável pode cuidar com tanta dedicação da saúde de todos.

É preciso que a enfermagem seja sempre reconhecida como a profissão que passa 24 horas por dia, 7 dias por semana ao lado do paciente, seja durante a pandemia ou em qualquer outra situação.

É preciso que a sociedade ajude a enfermagem a conquistar suas vitórias.

E todos podem ajudar.

Participe da mobilização da sociedade pelas lutas da enfermagem.

Valorizar a enfermagem vai além dos aplausos.

Favoreça o bem-estar daqueles que cuidam da saúde de toda a população.

Participe do abaixo-assinado e ajude a Enfermagem Além dos Aplausos!

Fonte: Coren-SP

 

Comentários
Christiane Ribeiro
Sou um técnico de enfermagem, que atua na área há 10 anos, dentro de uma Uti/cti. Sou a Idealizadora do blog, ilustradora e blogueira nas horas vagas. Nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais.
https://enfermagemilustrada.com