Os Tipos de Banho em Pacientes Hospitalares

Nem sempre a higienização pode ser feita num chuveiro da forma tida como convencional.

Pessoas que tem algum tipo de limitação física, permanente ou momentânea, ou estão com algum problema de pele podem necessitar de diferentes tipos de banho.

Você conhece os quatro tipos de banhos mais comuns para os cuidados com os pacientes?

São os Tipos de Banho:

Banho de Aspersão

É o famoso banho de chuveiro, quando uma pessoa está com algum problema de saúde, mas não tem dificuldades para tomar banho de chuveiro a aspersão é a melhor técnica! Podendo ser com auxílio de um profissional ou sem, dependendo das condições que o paciente atualmente está.

Banho de Imersão

Trata-se do banho em banheira, pode ser mais confortável para pacientes que tem dificuldades em ficar em pé para o banho de aspersão. Feito principalmente nos primeiros banhos dos recém nascidos.

Banho de Ablução

Consiste num tipo de banho em que são jogadas porções pequenas de água sobre o corpo. Também chamado de banho parcial podendo ser no leito.

Banho no Leito

Procedimento realizado em pacientes que se encontram acamados e que necessitam de repouso absoluto. Feito principalmente em casos de pacientes graves, sedados, inconscientes, com alguma mobilidade física, idade avançada, cirurgia recente que necessita repouso absoluto no leito.

Dica Importante

Não esqueça de documentar em TEMPO REAL e se há lesões aparentes, alergias, se foi realizado uma massagem de conforto e também a troca de um curativo!

E o mais importante, que tipo de cobertura que você aplicou!

Comentários