Notícias da Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem já apresenta caminhos para responder alta demanda de mercado desde a formação

Investir na formação de funcionários é uma prática comum em empresas que buscam mão de obra mais qualificada e isso tem acontecido em vários setores, inclusive da saúde. Por isso muitas instituições, públicas e privadas, buscam contar com Técnicos de Enfermagem em seus quadros, mesmo antes do fim da formação.

“O curso Técnico em Enfermagem dura entre dois anos e dois anos e meio de estudos. Durante esse período os nossos alunos contam com aulas teóricas e práticas, dentro de salas de aula e laboratórios equipados para simular o campo de trabalho da forma mais próxima possível. Mas é durante a prática de campo que eles vão passar a viver o dia a dia da profissão com ainda mais proximidade. As práticas de campo acontecem ao longo de todo o curso. O Senac tem convênio com diversos campos da cidade para oferecer aos alunos possibilidades amplas de atuação, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia em Saúde da Família (ESF), Unidade Pronto Atendimento 24 horas e atendimento médico hospitalar. Este é um diferencial da nossa escola”, explica a docente do Senac em Araxá, Amanda Oliveira.

A docente conta que o processo de passar por um campo de estágio, além de fornecer ainda mais referencial técnico e teórico para os futuros profissionais, garante laços profissionais que podem durar por toda a vida profissional: boa parte dos estudantes, ao terminar o curso, continuam trabalhando na instituição que estagiavam, desta vez efetivados.

 Alta demanda por profissionais de nível técnico

Segundo dados do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, cerca de 75% da mão de obra da área é formada por Técnicos e Auxiliares. Na prática esses profissionais são quem presta assistência de forma direta ao paciente, realizando acolhimento, higiene e conforto ao paciente, coleta de materiais biológicos e auxilio nas atividades básicas de vida diária, auxiliando os enfermeiros e médicos da unidade de saúde.

Para a docente Amanda Oliveira, a área de saúde já apresentava um aumento na demanda de profissionais desta área, que se multiplicou desde a pandemia. “A série de novos procedimentos e protocolos implementados nas unidades hospitalares, a própria atuação na linha de frente no combate ao corona vírus e também a readequação de ambientes corporativos.

 Curso Técnico em Enfermagem

O Senac em Araxá oferta o Curso Técnico em Enfermagem. O curso é realizado na modalidade presencial, com carga horária de 1800 horas. Neste curso o aluno desenvolverá as competências necessárias para prestar atendimento na atenção primária, secundária e terciária, de acordo com os mais rigorosos padrões, de forma humanizada e segura.

São duas turmas com vagas abertas:

Início em 23/05 – Turno Tarde – 30 vagas

Início em 06/06 – Turno Manhã – 30 vagas

O curso integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Para se matricular, os interessados devem acessar o site do Senac www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade ou se dirigir à unidade Senac em Araxá, localizada na Rua Antônio Castro Alves, 85 – Fertiza ou pela Central de Atendimento, pelo telefone/ Whatsapp (34) 3201-4200.

 

Sobre o Senac em Araxá

O Senac em Araxá é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Atuando na região há mais de 20 anos, a unidade atende mais de 20 municípios e possui infraestrutura completa, com salas de aula e laboratórios bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com