Notícias da Enfermagem

10 Cursos gratuitos de Enfermagem que você precisa conhecer

Os cursos gratuitos de Enfermagem são possibilidades acessíveis e que garantem empregabilidade rápida. Há opções para capacitação nos mais diversos níveis de conhecimento, de cursos rápidos até a pós-graduação.

Assim, esta se mostra uma excelente possibilidade para profissionais que buscam qualificação em uma área específica e também para aqueles que desejam se aperfeiçoar ou mudar de campo de atuação.

Isso porque, no caso dos cursos gratuitos de Enfermagem, muitos deles estão categorizados como cursos livres. Ou seja, opções para atualização e aperfeiçoamento, geralmente oferecidos a enfermeiros e outros profissionais da saúde já graduados.

Além disso, é possível estudar Enfermagem gratuitamente e, ainda, sem sair de casa, uma vez que grande parte desses cursos são oferecidos na modalidade de ensino à distância (EAD).

Ficou interessado em saber mais? Neste artigo, apresentaremos 10 opções de cursos gratuitos de Enfermagem. Confira!

10 cursos gratuitos de Enfermagem

De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que constam no Censo da Educação Superior de 2020, uma das faculdades com mais alunos matriculados é a de Enfermagem.

Naquele ano, eram 334.779 estudantes matriculados em todo o país, número 13,43% maior do que na pesquisa divulgada em 2017.

Isso mostra, portanto, que são muitos os que se interessam pela área da saúde e pela possibilidade de oferecer cuidados ao próximo profissionalmente, sobretudo após a grandiosa atuação dos enfermeiros em todo o país durante a crise sanitária da Covid-19.

Diante disso, muitas pessoas que buscam capacitação profissional para ingressar no mercado de trabalho, ter atualização em suas áreas ou mesmo uma transição de campo de atuação têm buscado por formação em Enfermagem que seja acessível.

Assim, caso você esteja entre essas pessoas, preparamos uma lista com 10 cursos gratuitos de Enfermagem para ajuda-lo na busca. Confira as opções!

1 – Bacharelado em Enfermagem – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Localizada no estado do Paraná, a UNICENTRO conta com o bacharelado em Enfermagem em seu catálogo de cursos.

Por ser uma universidade estadual, o curso de Enfermagem oferecido por esta instituição é inteiramente gratuito.

Nesta formação, o estudante terá contato com disciplinas como:

  • Anatomia;
  • Imunologia;
  • Citologia;
  • Parasitologia;
  • Reabilitação Física;
  • Entre outras.

A duração desta formação é de cinco anos e, para obter o diploma de conclusão do curso de Enfermagem, é necessário elaborar e defender perante banca avaliadora um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para ingressar neste curso é necessário prestar vestibular.

Tenha mais informações sobre a formação, acessando site da universidade.

2 – Bacharelado em Enfermagem – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Outra opção de curso gratuito de enfermagem é o bacharelado oferecido pela FAMERP, localizada no município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A instituição já formou mais de 1.300 enfermeiros.

Esta formação está disponível nos períodos diurno ou integral, e o tempo para concluí-la é de, pelo menos, quatro anos.

Ao longo da graduação, os estudantes de Enfermagem da FAMERP terão contato com disciplinas comuns aos cursos da área da saúde, como Nutrição, Bioquímica, Histologia, Fundamentos da Genética, Embriologia, Psicologia e Anatomia, entre outros.

No entanto, além destas, há também as matérias específicas da Enfermagem, como Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermagem e Saúde, Enfermagem e Ciências Sociais e Gerenciamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, por exemplo.

Assim como na opção apresentada anteriormente, para garantir o diploma de graduação neste curso é necessário apresentar um TCC, além de cumprir com as horas de estágio obrigatório, que constam na grade curricular.

3 – Minicurso de Saúde Mental de Profissionais de Enfermagem (Cofen)

Falando, agora, sobre os cursos gratuitos de Enfermagem categorizados na modalidade de cursos livres, mencionamos o minicurso de Saúde Mental de Profissionais de Enfermagem oferecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Este será ministrado de forma remota por meio do canal do Cofen no YouTube entre os dias 17 e 27 de outubro e tem o objetivo de qualificar os profissionais desta área das ciências da saúde para o desenvolvimento de estratégias e competências voltadas para o autocuidado.

Para ter acesso à programação do minicurso e receber o certificado de participação no evento, é necessário preencher este formulário.

4 – Terapia nutricional no paciente crítico – Ensino Einstein

Voltado para enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, como médicos, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos, entre outros, este curso livre é disponibilizado gratuitamente pela Academia Digital Einstein, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

O curso tem como objetivo tratar do manejo adequado do paciente hospitalizado diante das evidências científicas da importância da terapia nutricional em casos críticos. Assim, por meio do conteúdo apresentado nesta formação, o estudante terá condições de auxiliar na recuperação do paciente, proporcionando um melhor desfecho clínico para este.

Ao concluir o curso, o profissional recebe um certificado de participação gratuito. Para fazer sua inscrição, acesse o site do instituto.

5 – Abordagem das síndromes geriátricas e cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde – UNA-SUS

Voltado para enfermeiros e demais atores da área da saúde, este curso com carga horária de 12 do UNA-SUS tem como objetivo oferecer qualificação profissional sobre as formas adequadas de abordar pacientes com síndromes geriátricas e em cuidados paliativos.

Os conteúdos apresentados nesta formação tratam das formas de:

  • Reconhecer a importância e a aplicação apropriada da avaliação multidimensional da pessoa idosa;
  • Identificar as principais síndromes geriátricas por meio desta avaliação;
  • Reconhecer adequadamente as principais síndromes geriátricas conforme os protocolos vigentes (Cadernos de Atenção Básica, Cadernos de Atenção Domiciliar, PCDTs do Ministério da Saúde);
  • Reconhecer os direitos da pessoa idosa;
  • Qualificar o cuidado paliativo no âmbito domiciliar.

O curso é oferecido na modalidade de ensino à distância pela Escola de Governo Fiocruz Brasília e concede certificado aos participantes.

6 – Enfermagem do trabalho – Edune Cursos

Mais um dos cursos gratuitos de Enfermagem é esta formação em Enfermagem do Trabalho oferecida pelo Edune na modalidade de ensino à distância.

Com foco na saúde e na segurança do trabalhador, os assuntos abordados neste curso são os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, programas de saúde ocupacional, legislação em saúde do trabalhador, entre outros.

O curso tem a carga horária total de 60 horas e oferece certificado de participação aos estudantes.

7 – Indução do parto: sempre ou em casos selecionados? – Ensino Einstein

Este curso oferecido pelo Ensino Einstein é uma excelente opção de formação para enfermeiras e enfermeiros que desejam enriquecer sua bagagem de conhecimento, principalmente aqueles que têm interesse na Enfermagem Obstétrica.

A formação levanta a discussão a respeito dos principais estudos que têm sido feitos sobre a necessidade de indução do parto em casos específicos como rotina assistencial. Além disso, trata da segurança do paciente parturiente nessas situações.

Por ser um curso livre, não tem uma carga horária específica. A conclusão da formação pode ser feita conforme a disponibilidade do estudante. Ao final dos estudos, o participante recebe um certificado de conclusão.

8 – Enfermagem obstétrica – Estetus

Este curso gratuito é voltado para o aperfeiçoamento, atualização e capacitação de enfermeiros e demais profissionais da saúde que desejam ter contato com a área da obstetrícia.

Entre as disciplinas ministradas ao longo desta formação estão:

  • Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino;
  • Diagnóstico de gravidez;
  • Consulta pré-natal;
  • Alimentação da gestante;
  • Critérios de avaliação de risco gestacional;
  • Crescimento e desenvolvimento fetal;
  • Gestação múltipla;
  • Trabalho de parto prematuro;
  • Puerpério normal e patológico, entre outras.

O curso tem carga horária de 120 a 180 horas. Para poder ter acesso ao certificado, o estudante que concluir o curso deve fazer uma prova com, pelo menos, seis acertos. Esta é composta por 10 questões objetivas a respeito do conteúdo abordado em toda a formação

Embora este seja um curso de Enfermagem gratuito, para obter o certificado de participação, que é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e válido em todo o território nacional, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa que pode variar entre R$ 28,70 e R$ 57,40.

9 – Atenção à pessoa amputada – UNA-SUS

Este curso é inteiramente online e gratuito e oferecido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e disponibilizado pelo UNA-SUS. É voltado para profissionais da saúde, sobretudo aqueles que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que têm interesse nas temáticas abordadas.

Ao longo da formação, os estudantes têm contato com conteúdos que os capacitam a compreender as orientações relacionadas à pessoa amputada, e têm o objetivo de trabalhar pela melhoria dos serviços previstos pelo SUS.

A formação tem carga horária total de 30 horas. Os estudantes que concluírem esta formação têm acesso ao certificado de participação.

10 – Processo de humanização – Estetus

Exercer um trabalho humanizado é fundamental para qualquer profissional da saúde, uma vez que estes estão cuidando da vida de outra pessoa, que deve ser tratada com atenção, cuidado e respeito.

Assim, este curso da Estetus, voltado para enfermeiros e demais atores desta área do conhecimento que buscam aperfeiçoamento, atualização e capacitação, tem o objetivo de oferecer direções sobre a humanização do atendimento e dos tratamentos oferecidos, sobretudo, no SUS.

O curso tem a carga horária de 60 a 120 horas e, para concluir, é necessário fazer uma prova que, por sua vez, é composta por 10 questões relacionadas ao conteúdo apresentado ao longo das aulas. Para conseguir aprovação, o estudante deve acertar, no mínimo, seis questões da avaliação.

Para obter o certificado, no entanto, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 28,70 a R$ 57,40.

Fonte: Via Carreira

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 13 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com