Notícias da Enfermagem

BBB 23: Cezar aproveita raio-x para reivindicar piso salarial da enfermagem

O enfermeiro Cezar, participante do BBB 23, usou parte do seu tempo no raio-X diário para cobrar mais uma vez o piso salarial da enfermagem, atual principal causa dos enfermeiros do Brasil em busca da valorização da profissão.

“Galera da UTI, não estou com saudade de vocês”, brincou o profissional da saúde. “Cadê nosso piso, mermão?”, perguntou o brother, que já havia reclamado das condições de trabalho da categoria em bate-papo com Domitila Barros.

Piso salarial da enfermagem

Enfermeiros estão desde o último ano defendendo a efetivação do piso salarial de R$ 4.750 mensais. A regra também estabelece que técnicos de enfermagem têm direito a receber, pelo menos, 70% desse valor. Auxiliares e parteiras, 50%.

Em agosto, o Congresso aprovou a lei que determina a criação do piso salarial da enfermagem. O STF suspendeu a lei. Os ministros alegaram que deputados e senadores não mostraram de onde sairia o dinheiro.

Em dezembro, o Congresso aprovou uma emenda constitucional, determinando que a União repasse recursos extras para estados, municípios e entidades filantrópicas, a fim de que possam pagar o valor.

Nísia Trindade, a nova ministra da Saúde, criou um grupo de trabalho para analisar como tornar realidade o piso salarial, com prazo de 10 dias.

Fonte: Catraca Livre

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com