Notícias da Enfermagem

Comunidade da UFMG poderá se vacinar contra sarampo, caxumba, rubéola e gripe

Nesta semana (terça e quarta-feira, 26 e 27 de abril), a Escola de Enfermagem da UFMG vai promover, em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, campanha de vacinação tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e contra influenza (gripe), para os profissionais da saúde, professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e outros funcionários da UFMG.

As vacinas serão aplicadas das 8h às 16h, no 1º andar da Escola de Enfermagem, localizada no campus Saúde (Avenida Alfredo Balena, 190). É importante levar cartão de vacina (caso tenha) e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais.

A coordenadora da campanha, professora Tércia Moreira Ribeiro da Silva, do Departamento de Enfermagem Maternoinfantil e Saúde Pública, explica que o aumento do número de casos confirmados de sarampo no Brasil em 2019, 2020 e 2021 mostrou a necessidade de esforços para a interrupção da circulação de vírus no país. “A vacinação tríplice viral é de extrema importância, independentemente da situação atual do esquema de imunização da pessoa. No caso da influenza, a vacinação também assume grande relevância, visto que, com a crescente tendência de flexibilização das medidas restritivas de proteção contra a Covid-19, surge uma oportunidade de ressurgimento da circulação de outros vírus respiratórios, como o da gripe”, enfatiza.

A campanha de vacinação foi solicitada à Escola de Enfermagem da UFMG pela Secretaria de Saúde de BH e integra parceria bem-sucedida entre as duas instituições. “As campanhas contra a febre amarela (2017) e da tríplice viral (2019) e, recentemente, a vacinação contra a covid-19 (2021) demonstram o compromisso da Escola de Enfermagem com a Saúde Pública”, afirma a professora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com