Pergunta:
“Me chamo Paula e sou Técnica de Enfermagem. Gostaria de saber, de quem é a atribuição da coleta de hemocultura, pois sempre sou solicitada à colher pelo meu enfermeiro do setor, e ouvi dizer que nós não poderíamos, que somente os Enfermeiros eram habilitados. Mas este Enfermeiro disse que isto não é verdade, pois somos habilitados, e somente os auxiliares que eram vedados à fazer isso. Há algum parecer que possa nos esclarecer melhor esta dúvida?”
Cara Paula, o procedimento para coleta de hemocultura não é privativo do enfermeiro ou do técnico de enfermagem. Desta forma qualquer membro da equipe de enfermagem pode realizar a coleta desde que devidamente habilitado e capacitado para tal.
Obviamente devemos levar em consideração fatores como condições do paciente, local a ser puncionado, se há ou não necessidade de manipulação de cateter venoso central, habilidade do profissional entre outras.
O COREN-SP emitiu o Parecer COREN GAB- 037/2011 que trata especificamente deste procedimento.
O COREN-PE em seu PARECER Nº 041/2010 também opinou a respeito concluindo que:
…os integrantes da equipe de enfermagem, possuem o respaldo legal para realizar a coleta para hemocultura. Porém, os mesmos, devem possuir competência técnica para a execução do procedimento em tela, e as instruções recomendadas pela ANVISA devem ser seguidas. Ressaltando, que as atividades dos profissionais de enfermagem de nível médio sempre devem ser supervisionadas pelo enfermeiro.
Há de se ressaltar também a existência de protocolos institucionais onde, em alguns casos, se determina que a coleta seja realizada por Enfermeiros. Não sendo este o caso, seu enfermeiro está certo quando lhe delega o procedimento e errado quando diz que é proibido ao Auxiliar de Enfermagem fazê-lo.
Abaixo está disponível o arquivo do PARECER para a resolução do COREN-SP sobre o assunto:
Parecer COREN Sobre Hemocultura
Fonte: EnferJose Blog